Configurando seu AZBOX PREMIUM HD

Configurando seu AZBOX PREMIUM HD

Configurando seu AZBOX PREMIUM HD


Boa tarde

para atualizar seu equipamento siga os passos abaixo

Para iniciarmos deveremos configurar a n3t, e a esta altura já devem ter observados aliviados que o mesmo detectou a rede. Caso isto não tenha acontecido basta seguir até o item n3t, se tiver usando um roteador, clicar em IP dinâmico (DHCP) e cabo, logo após clicar em configurar (Config) e o decodificador fará automaticamente a configuração. Caso queira, poderá configurá-lo como IP estático bastando para tanto ter acendido aos valores de seu IP (se não souber basta entrar na prompt de comando DOS e digitar ipconfig e anotar os valores).

Depois de findada esta etapa selecione a opção internet e clique na opção edit server e coloque o endereço www.azbr.com.br e de ok apos isso clique em internet no menu inicia corresponde à atualização de software e escolha o que mais lhe agradar (a ultima utilizada) , clicar no firmware desejado e você vera uma tela como esta:




Deixamos que o download termine e o processo segue adiantado totalmente automatizado, bastando apenas que o mantenhamos ligado e permitir que se realizem as três etapas de atualização, como mostram as figuras abaixo:



Caso a n3t não esteja disponível para o seu Azbox HD, pode-se baixar o firmware desejado de uma URL específica e inserir o mesmo em um Pendrive previamente formatado em FAT32, alocando o mesmo em seu diretório raiz de forma isolada e única, sendo que o firmware deve estar descompactado e no formato Patch.bin.
Após inserir corretamente o firmware no Pendrive, desliga-se o decodificador e pluga-se o Pendrive na conexão USB um e liga-se o mesmo. Uma tela como esta devera aparecer:




Escolha a primeira opção (USB) e uma nova tela como a mostrada abaixo deverá aparecer, na qual lhes mostra o firmware atual e o qual o firmware existente no Pendrive que irá suceder o atual. Após escolhido o firmware, o processo prossegue igual a o mostrado anteriormente (Atualização via n3t).



O restante das configurações é muitos simples, e devem ser levadas adiante a gosto de cada um (e sempre de acordo com as ligações de cabos adotadas individualmente).
Esta foto mostra claramente o modo como fiz:




Prosseguindo com a ordem do menu, damos seguimento fazendo as configurações referentes aos canais de TV e radio, para tanto selecione no menu inicial a opção Canais de TV (Antenna Setup), selecionar o item DVB-S, e logo após ira apresentar a seguinte tela:



A primeira coisa a fazer é inserir uma tp, para tanto acedemos a ultima opção, de nominada: Editar SAT/TP, pela qual nos permite inserir uma tp de nosso satélite a editar, como mostra a foto a seguir:




Logo depois de selecionar estes parâmetros e confirmar, a tela voltará e item referente à qualidade irá apresentar um aumento significativo (isto se sua antena estiver corretamente apontada, caso contrário regule a mesma até conseguir um ganho superior a 40%)



Procurei colocar nesta foto as tps do Canal Movie City HD, que depois de encontrada, será armazenada pelo nome de Serviço de Teste 01. Procure deixar exatamente como está os valores, principalmente o referente ao DVB-S2/8PSK e o FEC em 1/2, embora no automático na maioria das vezes funcione.

Depois de armazenada, devemos ir ao item Busca de TP e encontrar as tps desejadas. Para finalizar com uma busca NIT no item referente à Configuração de Antena, como demonstra a seguinte foto:




Notem bem que as barras referentes à força e qualidade de sinal estão vazias, então agora você deverá colocar em Satélite o nome 61 Amãozonas e ir aos itens TP e Velocidade de símbolo, onde irá colocar os valores adicionados no item anterior, ou seja: 11739mhz e 28880KS/s. Então se tudo estiver bem às barras irão aumentar, evidenciando um correto apontamento e você poderá finalmente ir aonde esta escrito Busca de Rede e clicar com o Ok, o decodificador então buscará todos os canais possíveis nas tps encontradas anteriormente.

Depois de concluída a busca, quando ele perguntar para salvar os canais escolha a opção sim e todos os canais do Amãozonas estarão disponíveis.

Observação: não se esqueça de selecionar Freqüência de LNB (LNB Frequency) como Universal, Diseqc em desligado, assim como também 22KHZ Tone e 0/12 v Switch. A Alimentação do LNB (LNB Power) deverá estar em On (ligado) e as opções de motor em desligado.

Após estas configurações, o correto é entrar nos outros itens do menu, tais como Busca de Satélite (Satellite Scan) e Busca de TP (TP Scan) e realizar os procedimentos de busca para uma completa busca e armazenagem de todos os transponders do referido satélite.

Mais adiante serão abordadas as questões referentes à Diseqc e satélites adicionais.

Neste ponto em diante terminam as configurações básicas e tem inicio as configurações mais complexas, referentes a emulações e plug-ins...

Nesta primeira etapa vamos começar abordando a implementação do Openxcas e Multicas, que permitem ao Azbox Elite/Premium pleno suporte ao sistema de codificação viagra 2.


Antes de começar com as emulações em sí julgo necessário comentar das possibilidades do Controle Paterno, pelo qual se pode alterar a senha do decodificador, assim como efetuar o bloqueio do menu e o controle por idade.

A senha padrão de fabrica é 0000, basta clicar no C.P e o decodificador exigira a senha para seguir adiante, digitando os quatro zeros ele lhe permitirá introduzir uma senha nova conforme indica a seguinte figura:




Para terminar com as configurações do menu, ficou restando apenas as Opções de Fábrica (Data Reset), pelo qual se pode fazer com que o decodificador volte parcial ou completamente a os padrões de fábrica. As opções são quatro, conforme demonstra a foto:



As opções falam por si só, não havendo a necessidade de maiores comentários a respeito das mesmas. Julgo necessário dizer apenas que ao fazer uso da primeira, que é Configurações de Fábrica (Factory Reset), o Decodificador sofrerá um Master Reset, apagando toda e qualquer informação ou configuração posterior a sua elaboração, restando apenas sua memória padrão (com plugins) e o firmware atual, confirme indica a seguinte figura:



Bem, findada esta opção, basta ir ao primeiro menu mostrado neste tutorial e aceder a opção TV, para desfrutar de todos os canais FTA disponíveis em suas buscas.

Caso tenha-se a necessidade e a possibilidade da adoção de canais provenientes de outro satélite, se pode fazer uso de um outro recurso deste ótimo decodificador, que é a GoGo List. Situada logo abaixo das opções de fabrica conforme demonstra a figura acima, e seu manuseio é bastante simples, bastando apenas escolher o nome do satélite e a largura de banda, selecionando banda C, Ku ou ambas (All).




OBS: As listas provenientes do GOGO list não funcionam como uma Busca Cega (Blind Scan), são listagems prontas provenientes de servidores específicos destinados a abastecer os decodificadores suprindo suas necessidades sem maiores esforços, desgastes e principalmente: levam apenas 1 minuto, e não as duas horas de busca por tps e mais o restante do tempo perdido nas buscas por canais nas tps encontradas....

OBS II: com relação a busca cega, eu assim como todos os demais estamos aguardando pacientemente que o Team ou alguem com plenos conhecimentos (ou os suficientes) em linux tome a iniciativa em desenvolver um plugin que se adapte a referida busca.


Tecle com o botão laranja no controle remoto para adicionar um plugin

Pressione o botão azul no controle remoto e digite o endereço www.azbr.com.br e de ok e ok mais uma vez, Depois de escolhido, o servidor desejado lhe retorna com as opções disponíveis, em uma tela como esta:



Após o termino do download o plugin é automaticamente instalado, bastando voltar a duas telas anteriores apertando no botão exit no controle remoto, onde efetuaremos o download do plugin complementar ao OpenxCas, o Multicas.

Quando aceder a tela onde está escrito OPenxCas, devemos selecionar o mesmo, para automaticamente aparecer à seguinte tela:



Baixamos até onde esta escrito Instalação Manual, pois a opção indicada na foto ainda não está disponível, e novamente abre-se uma tela de download, com os endereços www.azbr.com.br


Depois de selecionado o servidor a tela mudará para outra, mostrando a versão de Multicas disponível, conforme mostra o esquema a seguir:



Escolha o mais recente, no caso o bem de cima e faça o download. Como no OpenXCas, quando o download terminar ele é automaticamente instalado, devendo-se apenas voltar à tela anterior com o botão exit no controle remoto para aceder à tela de plugins inicial, onde antes constava "no plugins", e que agora consta OpenXCas. Seleciona-se o mesmo com o botão Ok e aparece a mesma tela de comandos:




Escolha a segunda, que diz Activation & Priority Setting e confirme com o botão Ok, para ter acesso a esta outra:



Pronto, agora é so clicar no botão amarelo no controle remoto (C.R) para resetar e iniciar com o plugin, porque se não o fizer o Auto Roll (A.U) poderá não ficar acionado. Agora é só voltar a tela de plugins inicial, reiniciar o decodificador, colocar em qualquer canal desejado, que dentro de poucos instantes, o que pode variar de um a cinco minutos, os canais voltarão a florir.....