3

O que é o receptor de TV AZBOX? É ilegal?

O Azbox é um aparelho receptor que funciona tanto via satélite, quanto via cabo, fabricado pela OpenSat e vendido em vários comércios no Uruguai, Paraguai, Brasil e muitos outros países. Também encontramos ele a venda em vários sites na internet.
Segundo pesquisas em vários site e fóruns, todos os utilizadores o acham um aparelho de difícil manuseio, mas não pelo seu funcionamento em si, mas por ser um aparelho que necessita de atualizações periodicamente.

Isso se deve ao fato de que funciona, quando ligado a uma antena receptora de sinal de satélite, captando o sinal do Satélite Amazonas, que por sua vez, tenta aproximadamente, de 15 em 15 dias, codificar o sinal e alterar suas TPs, justamente para cortar o sinal que estes aparelhos recebem.
Por isso, os famosos apagões, onde os aparelhos ficam completamente codificados e bloqueados, funcionando apenas o canal da Rede TV.
Logo, uma equipe denominada AzTeam, começa sua busca para novamente descodificar esses códigos e liberar aos utilizadores, novas firmwares, que são nada menos que os novos códigos para o aparelho novamente funcionar abrindo todos os canais de TV que ele disponibiliza.
Esses apagões duram em torno de 12 horas (tempo em que o receptor fica com todos os canais “fechados”). Mas isso não é lei, pois no histórico do AzBox, já se teve apagões que duraram um mês, e outros que duraram apenas 1 segundo.
Esses canais “descodificados” não são canais abertos (canais FTA), são canais que são liberados através do AzBox, mas que na verdade “usa” o sinal do Satélite Amazonas.
Afinal, é legal ou ilegal?
Surge aí, a grande dúvida sobre a legalidade ou não desse aparelho.
Os usuários do aparelho, ou as pessoas que o disponibilizam, tanto na venda quanto na parte de descodificação ou desbloqueiam, afirmam que o aparelho é de uso totalmente legal, alegando o seguinte:
- O Satélite Amazonas tem o sinal liberado, então logo, se o sinal entra em minha casa, o sinal é meu, e faço eu o que quiser dele!

Eis uma questão que se analisada rápida e friamente pode nos parecer na primeira impressão correta, mas analisem a seguinte questão: Se um amigo ou mesmo um conhecido, vem a nossa casa nos visitar e na hora de sair, ao levantar-se do sofá sem perceber, deixam cair do bolso sua carteira (com todos os seus documentos, dinheiro, cartões de crédito e folhas de cheque e todo mais), e vão embora. Quando voltamos achamos sua carteira ali no sofá, o que é correto fazer? Ficar com ela? Afinal, alguém a deixou ali, dentro de nossa casa, e se assim o fez, ela é nossa! Ou o correto seria não usá-la ou não pegar nada que nela contenha, mas sim, devolvê-la e deixar que apenas seu dono a tenha?
É, uma questão a analisar e pensar, nunca esquecendo que nunca saberemos quando estaremos do outro lado da situação… Como seria se fossemos nós quem tivesse esquecido a tal carteira no sofá?
Bom, mas como cada um é dono e responsável por seus atos e suas ações, vamos aqui nos deter em falar um pouco mais sobre o AzBox e sobre como ele funciona, já que todos perguntam e querem entender seu funcionamento.
Existem vários tipos de aparelhos, eis alguns modelos:
· AZBOX EVO XL USB
· AZBOX EVO XS
· AZBOX ST700B
· AZBOX S700B USB
· AZBOX S701
· AZBOX S710B USB
· AZBOX S720B USB
· AZBOX ST710B USB
· AZBOX CABLE
· AZBOX C710B
· AZBOX C710B Inet
· AZBOX C710B USB
· AZBOX Elite HD
· AZBOX Premium HD
O que diferencia os modelos acima citados, no que se refere em ser USB ou não, é a forma em que sua atualização é feita.
Nos modelos que não são USB, a atualização é feita via cabo Null Modem, normalmente RS 232, ligando o receptor ao PC, e utilizando programas com o Azloader para atualizar o aparelho, ou o PC Edit, para atualizar a lista de canais e/ou as TPs.
Este cabo Null Modem é um cabo com ligação em cross, porque serve para passar informações do PC para o Azbox.
Nos modelos que são USB, a atualização é feita a partir de um pendrive, sendo feito o download da firmware pelo PC e salvo neste dispositivo. Em seguida, pluga-se ele ao receptor e faz-se a atualização pelo próprio aparelho, é claro, seguindo alguns passos para completar o processo.
Existem atualmente, os modelos HD, que são receptores atualizados via internet pelo próprio aparelho, e que contém muitos outros recursos, dentre eles, a possibilidade de gravar os programas em um pendrive plugado a ele, ou se preferir pode instalar no próprio aparelho um HD, canais HD, reprodução em vários formatos(mp3, mp4, avi, flv…). Possui ainda sistema wi-fi, que possibilita que o receptor se conecte a um roteador, e fique atualizado constantemente via internet, e muitos outros recursos.
Ainda fora dos aparelhos Azbox, existem outros que circulam pelo mercado, como o Lexus, Soniviewmax, AzAmerica…

Artigo e Pesquisa: Michelle Pires.

Deixo claro que achei a colocação interessante para os dois lados da moeda, porém achei o exemplo da carteira algo um pouco fora do assunto, pois estamos falando de comunicação via satélite onde deveria haver um forte sistema de segurança de informações.

3 Comentários:

Postar um comentário

 
SENHAS DICAS E MACETES © Copyright | Template By Senhas dicas e macetes |
Subir