PRIORIZAR CONEXÃO DE REDE

PRIORIZAR CONEXÃO DE REDE


Você sabe o que é Priorização de Pacotes TCP? Não? Pois é, nem todo mundo conhece isso. Acredito que todo usuário que é bem entendido sobre redes de Internet conhece esta sigla “TCP” (Transmission Control Protocol). TCP/IP são as conexões de dados que são recebidos pelo seu computador através de seu IP (Internet Protocol). Por exemplo, você está fazendo um Download e para acelerá-lo baixou um “acelerador de downloads”. O que este acelerador fará? Simples, abrirá várias conexões TCP para “puxar” o arquivo por diversas partes ao mesmo tempo.
Priorização de Pacotes TCP é gerenciada para dar prioridade a serviços e programas que utilizem a internet, de modo a terem seu acesso contínuo, embora não seja cedido de forma total. Por exemplo, se você gosta de fazer downloads na Internet por um programa específico, priorize em Alto os pacotes e conexões para o dado programa. No entanto, se você utilizará o MSN Messenger durante o download, por que não baixar a prioridade de seus pacotes? Você poderá se manter conectado, baixando numa boa velocidade (dependendo de sua conexão, claro) e ainda poder bater um papo com os amigos e colegas de trabalho.

Mas como poderei definir estas prioridades? É bem fácil. Existe um programa chamado cFosSpeed. Por meio dele que estaremos definindo as prioridades de acesso. O programa pode ser usado gratuitamente durante 30 dias. Para fazer o download gratuitamente, clique aqui. Feito isso, instale-o em seu computador.
Ao instalar o cFosSpeed você perceberá que um pequeno gráfico surgirá no canto direito inferior da tela. Isso é normal. Através daquele pequeno gráfico poderemos estar analisando o tráfego de internet que é gerado em seu computador, velocidade de Download e Upload, além de ter um medidor de ping em tempo real. Bacana, não?
Você poderá estar personalisando este mini gráfico. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele e escolher a opção “Gráfico de Uso“. Na janela que aparecer você verá o gráfico em tamanho maior e poderá estar escolhendo os programas que ajudarão a preenchê-lo.
priorizar pacotes tcp 1
Para prosseguir com a Priorização de Pacotes vamos fazer o seguinte: Clique com o botão direito do mouse sobre o pequeno gráfico no canto direito inferior da tela e vá em Opções > Configurações. Ao lado esquerdo você verá vários tópicos, onde cada um tem uma gama de opções diferentes. É interessante observar uma-a-uma.
Em Preferências, é interessante que a primeira opção seja configurada em variável (não cooperativa), pois somente você estará utilizando o cFosSpeed e o programa trabalhará por si próprio em uma conexão que pode variar sua velocidade a qualquer momento.
priorizar pacotes tcp 2
Se você observou bem existe uma opção chamada Favorecer Tempo de Ping. O que significa? Primeiro, pra quem não sabe, Ping é o tempo em que o seu computador leva para receber um pacote e criar a conexão com um servidor remoto (diferente da velocidade em KBps). Este é medido em milissegundos (ms). Se você gosta de jogos online ou prefere que os sites comecem a carregar num período de tempo menor, seria uma boa opção ativar este recurso. Mas se você prefere fazer downloads mais rápidos sem se preocupar com o tempo-resposta, não é necessário Ativar. Tenha em mente que favorecer o tempo de ping obrigará o computador a ter uma resposta mais rápida, porém, em contrapartida, a velocidade (em KBps) não será tão rápida assim. Esta opção também poderá ser ativada a qualquer momento clicando com o botão direito do mouse no mini gráfico ao canto da tela e selecionando-a.
priorizar pacotes tcp 3
Em Protocolos você terá uma listagem dos principais protocolos de conexão. Os subtópicos apresentarão várias opções e você poderá estar definindo quais protocolos são mais importantes e quais são menos importantes. Por exemplo, se você trabalha com websites e usa muito o servidor FTP, ninguém merece aquela conexão lenta, não é mesmo? Então clique no subtópico Protocolos de Servidor e na opção FTP Command defina a prioridade, ao lado direito, como Alta (High) e clique no botão Salvar Protocolos (ou Save Protocols).
priorizar pacotes tcp 4
E se, por um acaso, você utiliza aqueles programas P2P como BitTorrentKazaaEmuleAres e quer dar uma turbinada na conexão, para obter melhores velocidades de Download, o que fazer? Vá ao subtópico Compartilhamento de Arquivos e selecione Todos os protocolos em Alta (High). Só não se esqueça de clicar no botão Salvar protocolos antes de fechar a janela!
priorizar pacotes tcp 5
Uma pequena observação: se o seu cFosSpeed estiver em Inglês e você queira deixá-lo em português (como o nosso exemplo) é bem fácil, basta clicar com o botão direito no “famoso” mini gráfico e ir em Options > Select Language > Português (Brasil).
priorizar pacotes tcp 6
Continuando… Agora chegamos em uma parte importante. Vamos ao tópico (lado esquerdo) Programas. Vou citar alguns exemplos importantes de programas no decorrer da dica, que lhe ajudará a priorizar estes e obter um melhor resultado. Estarei listando cada subtópico com um título em negrito abaixo. Vamos lá?
Voz sobre-IP
Seriam aqueles programas que utilizam o seu computador para que você converse com outras pessoas por voz. Um exemplo muito conhecido é o Skype. E ele está na lista! Se você o utiliza, procure-o e deixe sua prioridade em Muito Alta. É comum observar todos os programas listados em Alta, uma vez que este tipo de programa sempre merece um cuidado especial, e o cFosSpeed já reconhece isso “de cara”. Mas se você aumentar ao máximo, provavelmente ficará ainda melhor.
priorizar pacotes tcp 7
Mídia em Transmissão Contínua
Programas de chat online ou Players (reprodutores) de vídeo e áudio online (streaming). Exemplo comum: RealPlayer. Quer melhorar a experiência ao ouvir rádios online ou assistir programas de TV online pelo RealPlayer? Procure-o na lista e aumente sua Prioridade. Provavelmentem estará em Alta, mas pode ser configurado em Muito Alta. Isso definirá prioridade máxima a esse programa. Tenha sempre em mente que quando um programa tem alta prioridade, quando este está sendo executado, é possível até que as outras conexões caiam para que este seja mantido. Portanto, seja cuidadoso ao selecionar as prioridades.
priorizar pacotes tcp 8
Jogos
Se você gosta de jogar online, com certeza, este tópico é muito importante. Um exemplo muito comum de jogo online é o CounterStrike (CS). Se você o joga, procure-o na lista e aumente sua prioridade.
priorizar pacotes tcp 9
Outros
Aqui você poderá estar definindo outros programas que serão controlados. Existem alguns listados, mas caso não tenha o que você queira manipular, logo abaixo existe uma sessão Novo programa. Em Nome do arquivo clique em Procurar e selecione o arquivo executável (.exe). Escreva uma descrição para ele (pode ser o próprio nome do programa), escolha a prioridade e clique em Adicionar. Lembre-se sempre de clicar no botão Salvar prioridades.
priorizar pacotes tcp 10
Misc
Programas de conversação (chat), Aceleradores de Download e leitores de Feed. Geralmente alguns desses programas não necessitam de tanta prioridade. Então vale a pena estar configurando de acordo com seu uso e gosto.
priorizar pacotes tcp 11
Compartilhamento de Arquivos
Já citamos acima alguns programas de compartilhamento em P2P, mas na sessão de protocolos. E que tal priorizar individualmente estes programas? Interessante se você quer que o uTorrent fique mais “atento” que o Emule, por exemplo. Basta definir de acordo com seu gosto e uso.
priorizar pacotes tcp 12
Os próximos tópicos são para análise da rede. Podem levar alguns dias até que o cFosSpeed colete dados importantes sobre sua conexão e retorne gráficos importantes para que você observe o seu uso correto.
Não se esqueça que o programa é gratuito por 30 dias. Se você aprovar o resultado que o mesmo lhe ofertou, que tal adquirir?
O objetivo desta dica é ensinar a você (usuário) estar definindo as prioridades para Programas e Protocolos acessarem a Internet por meio de seu computador, evitando aquele “tumulto” de informações contínuas e preservando sua boa experiência ao utilizar seu computador. Caso você deseje fazer um comentário (tirar uma dúvida ou dizer se com você realmente funcionou) utilize o formulário abaixo.

Gostou deste Conteúdo? Clique em "Compartilhe" abaixo!