Clonagem de Celular,Saiba Tudo

Clonagem de Celular,Saiba Tudo

Clonagem é a utilização de um mesmo número de celular já existente e em operação por uma outra pessoa além do usuário autorizado. O aparelho reprogramado funciona com a linha do cliente e seu uso é debitado na conta do assinante.
Segundo números levantados pela ANATEL, com base nas reclamações recebidas no período de janeiro a agosto de 2005, as reclamações sobre clonagem atingiram a marca de 7.380, um crescimento de 57,4% em relação a todo o ano de 2004, em 2003 os números davam conta de apenas 603 reclamações desta origem.



Ranking da clonagem por operadoras

Vivo - SP
Telemig Celular - MG
Vivo - RS
Claro - SP (Área 2)
Claro - PE
Vivo - DF
Vivo - RJ
Claro - SP (Área 1)
Vivo - SC e PR e Vivo AM, RR, PA, AP e MA
Vivo - GOGrupo de operadoras

Vale lembrar que estes números não mostram a realidade desse tipo de fraude, tendo em vista que nem todas as pessoas sabem que estão sendo vítimas de clonagem e muitas também não formalizam reclamação junto a Anatel.
Técnicos da agência estimam que as fraudes envolvendo celulares passem das 100 mil por mês, este número, no entanto, não é captado oficialmente pela Anatel.

Os tipos mais comuns de clonagem são feitos das seguintes formas:

Geralmente os infratores utilizam um scanner de freqüência, ou um receptor de rádio de alta freqüência capaz de monitorar os celulares, identificando dessa forma os números da linha e números de série do aparelho. Esses dados, após serem interceptados, são transferidos para um outro celular ou aparelho clandestino.
Outra incidência é a utilização de assistências técnicas não autorizadas, que podem obter os dados do aparelho e da linha, necessários para clonagem, diretamente do aparelho ao abri-lo. Esse procedimento pode ser realizado por quaisquer pessoas com o conhecimento necessário.

Clonagem x Tecnologias

As tecnologias TDMA e CDMA estão mais sujeitas a clonagem pelo fato de serem duais, compartilhando a rede analógica AMPS para compatibilizar suas operações em Roaming. As redes analógicas trafegam suas informações de forma mais exposta, sem criptografias, o que torna as ligações mais vulneráveis.
Os aparelhos GSM, por utilizarem uma rede digital contendo uma codificação dinâmica aliada à uma mudança automática de freqüência nos aparelhos, dificultam a clonagem. A tecnologia GSM faz Roaming apenas nas próprias redes digitais, não entrando em operação analógica (AMPS).

Clonagem em Roaming

Quando um celular entra em Roaming ele se torna mais vulnerável, pois, para completar uma ligação fora da área de cobertura da operadora o celular precisará trocar sinais com uma ERB (Estação Rádio Base) mais próxima. Geralmente esses sinais são trocados dentro do sistema analógico (AMPS), um canal de rádio totalmente aberto, sem nenhuma codificação, o que facilita a clonagem.

As operadoras

Algumas operadoras monitoram as atividades das linhas, atentando para qualquer alteração brusca no perfil de utilização dos clientes. As operadoras oferecem também o cancelamento para números internacionais e 0900, para minimizar os prejuízos caso o aparelho seja clonado.

Indícios para clonagem

* Ruídos freqüentes nas ligações
* Dificuldade para completar chamadas originadas
* Quedas freqüentes nas ligações
* Dificuldades para acessar a caixa de mensagens
* Recebimento de chamadas vindas de números desconhecidos
* Gastos com ligações e serviços acima do normal
* Gastos altos para números desconhecidos

Precauções

* Comprar celulares em redes credenciadas pelas operadoras
* Consertar o celular apenas em assistências técnicas autorizadas
* Não emprestar o celular para pessoas desconhecidas
* Ao perder o celular, ou ter sido roubado, comunicar imediatamente a central da operadora e cancelar o número
* Manter o controle sobre os gastos com ligações e utilização dos serviços e guardar a via das contas.

Como proceder em caso de clonagem

Caso perceba que pode ter sido vítima de clonagem, comunique imediatamente a sua operadora e peça o cancelamento da linha. Posteriormente notifique a polícia e faça um boletim de ocorrência (BO). Em caso de problemas ou maiores dificuldades, procure suporte na Anatel e/ou no órgão de defesa do consumidor de sua região.